DOAÇÃO DE ORGÃOS 06/01/2017 - 13:40

Doação


Nesta quarta feira, dia 05/01/2016, foi realizado no Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecóits a captação de (05) cinco órgãos (Pâncreas, Dois Rins, Fígado e Coração).  Após acidente automobilístico e internamento na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, o paciente de 39 anos evoluiu para morte encefálica diagnosticada no dia 04/01/2017.  Posteriormente a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT do HRS realizou abordagem aos familiares do paciente, a fim de, viabilizarem a doação de órgãos. A família mesmo em luto optou de imediato a doação dos cinco órgãos que foram captados por equipe médica especializada e encaminhados para Hospitais de Curitiba-PR, através da Regulação do Sistema Nacional de Transplantes e respeitando a fila nacional.


Conforme relato da família o aceite se deu considerando a vontade expressa do paciente, que em vida afirmou durante uma conversa familiar que era um doador.


Também expressaram o sentimento de poderem fazer o bem para várias pessoas, uma vez que ele sempre fez foi muito prestativo e amigo durante sua vida.


Diante deste relato a CIHDOT do HRS reforça a importância da conversa sobre doação de órgãos, pois a este é o mecanismo facilitador para tomada de decisão da família, mesmo em um momento de tanta dor.


A Doação é um trabalho que envolve todos os profissionais do Hospital e para o sucesso desta ação é necessita empenho da equipe como todo.

Últimas Notícias