Hospital Regional do Sudoeste está oferecendo novos procedimentos, alguns inéditos na saúde pública do Sudoeste 26/03/2024 - 12:00

No início de março, o Hospital Regional do Sudoeste incorporou novos procedimentos e passou a ofertar serviços de oftalmologia. A novidade foi anunciada pelo diretor da unidade, Geraldo Biesek, e conta com investimentos do Governo do Estado, através da Funeas (Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná).

Entre os novos serviços estão os tratamentos especializados de glaucoma e retinopatia diabética, que passam a ser ofertados pela primeira vez na região por meio do SUS. Até então, os pacientes precisavam se deslocar a Cascavel ou Curitiba para ter acesso a esses tratamentos. O  Hospital Regional também fará cirurgias de catarata e pterígio.

“São procedimentos escassos na região e que agora passam a ser feitos mais próximos dos pacientes. Além disso, a criação de novos serviços vai complementando outros e, com isso, conseguimos oferecer um atendimento integral aos moradores da região”, comenta Biesek.

Para realizar os atendimentos nas novas especialidades, o Hospital Regional contratou especialistas que vão prestar o serviço de forma regular, em dias determinados. Uma das equipes fará a triagem, cirurgia e pós cirúrgico de pterígio e catarata. Há outros profissionais especializados em retinopatia para diagnóstico, acompanhamento e aplicação de medicação, assim como os envolvidos no atendimento de pacientes com glaucoma.

Medida fortalece saúde da região, avalia Cresems

Os novos serviços de oftalmologia serão disponibilizados de forma gratuita para os pacientes e municípios. E isso representa um grande avanço, segundo o secretário de Saúde de Eneas Marques e presidente do Cresems (Conselho Regional os Secretários de Saúde), Leandro Legramanti. Até então, muitos desses procedimentos tinham que ser custeados pelas prefeituras, que também bancavam o deslocamento e estadia dos pacientes em outras regiões.

“Essas soluções são importantes. Estamos fortalecendo nossa região na área da saúde, superando os vazios assistências e trazendo atendimentos de alto padrão cada vez mais próximos dos pacientes”, comenta Legramanti, que aponta a necessidade de aprimorar os serviços em outras especialidades. “Precisamos continuar avançando nessa e em outras especialidades que temos fragilidade, como por exemplo na urologia e cardiologia”, analisa Legramanti. Ele aponta que, com o aumento da população idosa, a demanda por procedimentos oftalmológicos é cada vez maior nos municípios.

Dados da 8ª Regional de Saúde mostram que há mais de 170 pessoas aguardando cirurgia de catarata ou pterígio na microrregião de Beltrão.

Matéria: https://jornaldebeltrao.com.br/saude/regiao-tem-novo-servico-de-oftalmologia/

 

Últimas Notícias