Dr. Walter Alberto Pecóits

Médico natural de Erechim – RS foi uma das mais importantes figuras políticas do sudoeste do Paraná, tendo envolvimento direto na acirrada luta entre colonos e jagunços, conhecida como Revolta dos Posseiros.

Formado em Porto Alegre, na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, trabalhou alguns anos em Erechim, onde atuou como vereador. Veio ao Paraná na década de 50, com esposa e filhos. Obteve mandado de vereador de Francisco Beltrão em 1956. Posteriormente, em 1960, elegeu-se prefeito e deputado estadual em 1962. No ano de 1964, foi cassado pelo Regime Militar. No período de 83/86, foi chefe da Casa Civil do governo José Richa e secretário municipal de Saúde de Francisco Beltrão, na gestão 83/88, do prefeito Guiomar Lopes.

A Revolta dos Posseiros de 1957, principal marco histórico da região sudoeste de Paraná, e também considerado por alguns o único levante agrário armado vitorioso na história do Brasil, teve como foco o embate de posseiros, colonos, companhias de terras e os governos estadual e federal. Nesse contexto, Walter Pecóits surgiu como um dos lideres na defesa dos colonos.